Clique nas imagens para ampliar
VOCÊ SABE COMO REALIZAR UMA CORRETA INSPEÇÃO DE CORRENTES?
De acordo com a Norma Brasileira NBR 15516-2 deve ser realizada a inspeção de correntes, lingas de correntes e acessórios sempre que o operador julgar necessário, ou em um intervalo, de no máximo, um ano (12 meses). Esse intervalo vai depender das condições a que o material é exposto.
Ambientes severos são aqueles que expõem a corrente as seguintes condições:
- Meio alcalino, pH superior a 10
- Meio acido, pH inferior a 6
- Ambiente corrosivo
- Temperatura extrema, -40 a +200 (Grau 8 +300, Grau 10 +400)
PROCEDIMENTO PARA INSPEÇÃO DE CORRENTES
VISUAL: Deve ser analisado o ajuste entre todos os componentes e acessórios, localizando na corrente algum defeito que possa afetar sua qualidade:
- Deformação
- Trinca
- Amassamento
- Fissuras
- Torção
DESGASTE E ALONGAMENTO: Primeiro verifica-se se há desgaste no elo da corrente, por medir seu diâmetro. Depois deve-se analisar se houve alongamento por sobrecarga ou tranco, este não deve ultrapassar 5% baseado no passo. Um passo corresponde a 3 vezes o diâmetro do elo. Finalmente é inspecionado o alongamento por desgaste do elo.
ACESSÓRIOS: Além da inspeção de correntes, é muito importante que todos os componentes da linga, ou conjunto, sejam inspecionados também. Caso o acessório apresente qualquer corte, partes quebradas ou fissuradas, deformação ou desgaste, este deve ser substituído imediatamente. Ganchos com abertura ou desgaste em + de 10% devem ser substituídos.
REGISTRO DE INSPEÇÃO DE CORRENTES: Tão importante quanto à inspeção de correntes, o registro é fundamental para assegurar que o procedimento foi realizado corretamente. O Registro é um documento indispensável, e deve ser arquivado para ocasionais fiscalizações. O Registro da inspeção de correntes também deve ser anotado na plaqueta que acompanha o conjunto de linga de corrente. A Cabema disponibiliza um modelo de Registro que pode ser usado para realizar e registrar as inspeções realizadas. Baixe o Modelo de inspeção de correntes aqui.
MANUTENÇÃO: Sempre que necessário deve ser realizado o conserto ou substituição dos componentes desgastados. Mas se após a inspeção for detectado que o componente esta em bom estado, a linga de corrente pode ser utilizada normalmente.
A Cabema tem profissionais capacitados para realizar a inspeção de correntes no local da operação, entre em contato e agende uma visita.
Para saber mais sobre Inspeção de correntes
Ligue para 11 2795-3772 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!